logo

Cobertura vacinal contra Covid-19 em Mato Grosso preocupa; 23 óbitos de janeiro a agosto


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) acendeu um alerta para a baixa procura pela vacina contra a Covid-19 no estado, principalmente entre bebês de até um ano, onde a cobertura vacinal é de apenas 0,67%, muito distante da meta de 95% considerada ideal para proteger esse público vulnerável.

Por Luiz Carlos Bordin

Cobertura vacinal contra Covid-19 em Mato Grosso preocupa; 23 óbitos de janeiro a agosto

Erlan Aquino

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso emitiu um alerta sobre a baixa adesão da população à vacinação contra a Covid-19, com destaque para a baixa procura entre pais de crianças com menos de um ano de idade.

De acordo com dados da pasta, em 2025 já foram distribuídas 291.225 doses do imunizante aos 142 municípios do estado, sendo 189.110 da Pfizer, 51.350 da Moderna e 50.765 da Zalika/Serum. Apesar da ampla disponibilidade, a cobertura vacinal está muito aquém do esperado. Entre bebês, por exemplo, apenas 0,67% receberam a vacina até 1º de junho, quando o índice ideal seria de 95%.

Atualmente, a vacina utilizada no calendário nacional é a JN.1, do laboratório Pfizer, aplicada gratuitamente em todo o território estadual. O imunizante é indicado para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, idosos e outros grupos prioritários, como indígenas, pessoas com comorbidades, imunocomprometidos e profissionais da saúde.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, os pais têm papel essencial na proteção dos filhos. “Vacinar é um ato de responsabilidade e de cuidado. A imunização contra a Covid-19 previne formas graves da doença e está disponível sem custo algum”, ressaltou.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, também destacou a resistência encontrada nos postos. “Muitos pais aceitam todas as vacinas, mas rejeitam a da Covid-19. Esse pensamento precisa mudar, porque o vírus continua circulando e ainda pode ser fatal”, afirmou.

Levantamento da SES mostra que, de janeiro a 28 de agosto de 2025, Mato Grosso registrou 11.433 casos confirmados de Covid-19, com 23 mortes. Entre bebês menores de um ano, foram notificados 301 casos no período, sem registros de óbitos.